LAGAMAR - MG

Lagamar era uma região de peregrinação de romeiros. Diz-se que no lugar havia uma lagoa de água salobra, de onde vem o nome atual da cidade. Porfírio Rodrigues Rosa é tido como o fundador do município, emancipado há menos de meio século. As primeiras notícias acerca das terras em que hoje se situa o município de Lagamar, datam de 1931, quando Sebastião da Costa Mattos e Flausina Pacheco, proprietários de uma grande fazenda denominada “Carrapato” e adjacências que eram ocupados também pelas famílias Fernandes Caixêta e Costa Mattos.
Estas famílias exerceram papel importante como participantes do início da formação de uma comunidade, que mais tarde, no decorrer dos dias vinha-se tornar o município de Lagamar.

A fazenda carrapato, que ficava às margens do córrego carrapato que deu origem ao seu nome, era ponto de pousada dos boiadeiros e viajantes que ali se aportavam, por ser um lugar saudável, bonito e de terras produtivas, atraindo muita gente para a região, desejosos de adquirirem terras e fazerem parte daquela comunidade que aos poucos se aflorava.

Por volta de 1938, chegou à região Porfírio Rodrigues Rosa, que para ali vinha com objetivo de abrir uma estrada que ligasse o povoado de S. Pedro da Ponte Firme, que pertencia ao município de PRESIDENTE OLEGÁRIO à VAZANTE. A finalidade da estrada, era facilitar os Romeiros, devotos de Nossa Senhora da Lapa, de Vazante, que era muito frequentada, mas com grandes dificuldades pela falta de estrada. Conta-se que seu plano era arrojado: Fundar uma cidade. Desejoso de fundar a sonhada cidade mudou-se para as margens do córrego carrapato e com muita coragem e heroísmo, começou abrindo estradas, construindo acampamentos e ranchos para as famílias que trabalhavam na construção dessas estradas.
Logo foi construída a primeira casa do povoado, residência do Sr. Porfírio Rodrigues Rosa. Assim outras casas foram construídas dando inicio ao povoado, fundado em 17 de Dezembro de 1938, pela lei nº 148, recebendo o atual nome.

A versão sobre a origem do nome do município de LAGAMAR, diz que, neste local, havia uma pequena lagoa de Água Salgada. Devido à mesma apresentar-se muito salobre (que contém sal) tendo as características das águas marinhas. Daí é que se deu o nome de Lagamar à antiga Fazenda Carrapato, desbrava pelo fundador do município PORFÍRIO RODRIGUES ROSA 
Elevou-se à categoriade município em 31 de dezembro de 1962 pela Lei nº 2.764. Nesta data foi nomeado para gerir os destinos do novo Município JOSÉ AMÉRICO FERREIRA, empossado em 1º de Março de 1963 permanente até 30 de agosto do mesmo ano.








'Novos horizontes pertinho de você!'
www.visualnetpublicidades.blogspot.com
       Patos de Minas-MG





Nenhum comentário:

Postar um comentário