PATROCÍNIO - MG


 PATROCÍNIO - As origens da região começam com os bandeirantes, exploradores portugueses durante o período colonial, em que passaram por seu caminho para a Capitania de Goiás à procura de ouro e escravos. Em 1771 o Conde de Valadares, Capitão General de Minas Gerais, pediu para Inácio de Oliveira Campos fazer explorações e escavações na região. Em 1773, no vale do Rio Dourados, ele iniciou uma fazenda chamada Bromado dos Pavões. Este pequeno assentamento tornou-se parte da Capitania de Goiás, e o nome foi alterado para o Salitre. Em 1793 apareceram os primeiros habitantes e em 1800 foi construída a primeira capela. No momento da liquidação foi apenas um "Arraial", uma aldeia, e foi chamado Senhora do Patrocínio. Em 1819, tinha cerca de 40 casas feitas de barro e madeira coberta com telhas e sem qualquer argamassa. Em 1839 foi criada a freguesia e foi nomeado o primeiro pároco. Em 1840, Nossa Senhora do Patrocínio foi declarado um município separado de Araxá. Em 1858 parte do município foi desmembrado para criar Estrela do Sul . Em 1868 ocorreu outro desmembramento, criando Patos de Minas.

O nome da cidade é, supostamente, devido a um proprietário muito rico, que, segundo a lenda, vendo a sua única filha gravemente doente, pediu a proteção da Virgem Maria, prometendo a construção de uma capela se a menina fosse curada. Quando isso ocorreu, ele havia construído uma igreja, lhe sendo atribuído o nome de Nossa Senhora do Patrocínio.

Turismo
Apesar de Patrocínio oferecer uma vasta variedade de opções turísticas (fazendas antigas, cachoeiras, Espaço Cultural, o KARTÓDROMO FELIPE MASSA para a pratica de Kart, as trilhas para motocross, locais próprios para esportes radicais, entre outros) não existe uma estrutura organizada para que se possa explorar essas potencialidades. Há também belíssimas praças, são elas: Matriz, Santa Luzia, Honorato Borges, entre outras. A infra-estrutura hoteleira tem mais de 1.000 leitos distribuídos em 15 hotéis. Existe uma ferrovia que passa no meio da cidade que foi construída entre as décadas de 10 e 20. Há também, no alto da Serra do Cruzeiro, o ponto mais alto da cidade, onde está localizado o Cristo Redentor de Patrocínio, que foi inaugurado em outubro de 1994 em uma cerimônia religiosa celebrada pelo Padre Marcus Vinícius Maciel.

Cultura
Patrocínio conta com diversos lugares e celebrações que contam um pouco sobre a cultura da cidade,algumas são:
  • Fundação Casa da Cultura de Patrocínio;
  • Museu Professor Hugo Machado da Silveira;
  • Pinoteca;
  • Fototeca;
  • Corporação Musical “Abel Ferreira”;
  • UNAPP ;
  • Feira de Artesanato e Cultura de Patrocínio ;
  • Escola Municipal de Música “Dr. José Figueiredo” ;
  • Escola Estadual Dom Lustosa ;
  • Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP).
  • Banda Marcial Maestro João de Souza (Fanfarra Dom Lustosa).
Manifestações culturais
  • Grupos Folclóricos;
  • Moçambique;
  • Folias de Reis;
  • Fanfarras
  • Cia Máxima de Teatro
 
A Casa da Cultura de Patrocínio promove e estimula as atividades culturais da cidade. Oferece cursos de pintura, jóias fazendo, e fazendo tapete. É um lugar onde os artistas locais possam mostrar suas obras. As explorações composto de 243 pinturas de artistas nacionais e locais. Existe uma coleção de 843 fotos históricas do Patrocínio.
O Museu Professor Hugo Machado da Silveira detém os arquivos, documentos, espécimes de história natural, raras fotografias, vestuário, máquinas e ferramentas, utilizados em toda a história da cidade.

Há uma rica tradição das danças folclóricas chamado congadas. Estes grupos dança mostram uma forte influência afro-brasileira. As festividades são em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e Santa Luzia. A maior parte das comemorações são realizadas entre os meses de agosto e janeiro. Esta é uma das mais ricas tradições trazidas pelos escravos que viviam na região, no décimo sétimo e décimo oitavo séculos.






























'Novos horizontes pertinho de você!
www.visualnetpublicidades.blogspot.com
         Patos de Minas-MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário