VAZANTE - MG



VAZANTE não surgiu do pouso de tropeiros em busca do ouro e muito menos por possuir prados amenos. Nasceu de uma visão de Nossa Senhora. Segundo relatos, Maria havia aparecido na que hoje chamam de Gruta da Lapa Velha. Vestida de branco, com longos cabelos pretos e envolta em uma forte luz, Maria fez-se ver a uma mulher, cujo nome não é citado pela história, que morava nos arredores da gruta onde hoje está o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, cunho este adquirido pois que, haverá aparecido numa gruta, apelidada de lapa. Quanto à imagem que hoje está entronizada no altar mor do Santuário, não se sabe ao certo, mas segundo relatos de antigos moradores, fora esta trazida da Holanda, vinda de embarcação até o Rio de Janeiro, tendo sido custeado seu valor pelos ricos latifundiários da época e trazida do porto até a cidade a lombo de mula. Com o tempo a imagem sofreu diversas deteriorações, até que em meados do ano de 2006 a Paróquia Nossa Senhora da Lapa, com muito esforço e trabalho fizeram a restauração da imagem daquela que é motivo de tanta devoção popular. Antes da restauração a imagem tinha os braços caídos e se mantinha em uma posição simples hoje tem em sua mão direita o Menino Jesus e na esquerda um cetro. Uma coroa fixa e manto de cor escura. A justificativa que fora dada pelo restaurador é de que originalmente a imagem seria da forma que está hoje, pois Maria entra na Lapa (gruta) para dar a luz ao Menino Jesus e sai da gruta como Mãe do Filho de Deus e Rainha dos céus, daí o cetro que carrega em suas mãos. Primitivamente nosso primeiro nome foi Lapa, cujo território era constituído de Fazenda Vazante (durante os períodos das chuvas os rios da região transbordavam provocando as cheias, também chamadas vazantes dos rios). Com o desenvolvimento do povoado em torno da capela, pleiteou-se a criação do distrito de Vazante, pertencente ao município de Paracatu, fato que se concretizou em 1938.

Em 12 de dezembro de 1953, Vazante é emancipada, tornando-se município.

A descoberta do minério de zinco ocorreu em 1933, através de pesquisas realizadas pelo engenheiro chileno Ângelo Custódio Solis. Esta descoberta foi confirmada anos depois pelo geólogo Alberto Vellasco da Companhia Níquel Tocantins do Grupo Votorantim. Nascia então a grande exploração de zinco que culminou com a primeira viagem de minério para a fábrica de Três Marias da Companhia Mineira de Metais em 1969.
Hoje Vazante é considerada a Capital do Zinco e caracteriza-se por grandes reservas deste minério. Topograficamente formada pelos chapadões da vertente ocidental do Rio São Francisco e pelas serranias que dividem as águas desta bacia com as do Rio Paranaíba.


  Turismo
  • Em Vazante situa-se uma das maiores grutas do Brasil, conhecida como "Gruta da Lapa Nova", cuja extensão total é de 4.550 metros, que possui grandes reservas espeleológicas (cavernas);
  • Uma das maiores festas religiosas do Brasil, que acontece nos dias 1º, 2 e 3 de maio todos os anos - Festa em Louvor a Nossa Senhora da Lapa - atinge uma população flutuante em até 50 mil pessoas; 
  • Festa de Exposição Agropecuária;
  • Tradicional "Festa do Carro de Boi" (julho), conhecida nacionalmente;
  • Gruta da Lapa Velha (primeira gruta a ser descoberta, ao lado da qual situa-se o Santuário de Nossa Senhora da Lapa);
  • Cachoeiras, lagos, rios e veredas.
Águas de Vazante: 

A água de Vazante, não é muito conhecida, mas é muito boa para a pele oleosa, não se sabe o porque, mas na cidade o número de pessoas com oleosidade de pele é muito pequena, e mesmo para visitantes, basta banhar-se uma vez na água da cidade ( a normal encanada mesmo) para que seja o efeito de a pele ficar mais limpa e saúdáve. Ao contrário da água de outros lugares, á água de Vazante ajuda muito no tratamento de espinhas e da pele oleosa.
Principais eventos
  • Aniversário da cidade: 12 de dezembro;
  • Festa em Louvor a Nossa Senhora da Lapa: 1º, 2 e 3 de maio;
  • Carnavazante: fevereiro;
  • Expozante: agosto;
  • Festa do Carro de Boi: julho;
  • Sites sobre as festas do Carro de bois com fotos e cultura local Festa do Carro de Bois e Carro de Bois: poesia, recordação e a vida do sertanejo.
  • Festa da Cana: fim de junho ou início de julho;


















'Novos horizontes pertinho de você!
www.visualnetpublicidades.blogspot.com
         Patos de Minas-MG








Nenhum comentário:

Postar um comentário